Drops – New Barbarians (1983)

newb1

Antes de mais nada, se você só viu esse filme, 1990: The Bronx Warriors, ou The Last Shark do Castellari, pare de ver essas tranqueiras e vá ver os westerns e policiais setentistas do homem, por favor! (digo o mesmo sobre o Fulci, prefirindo os gialli aos filmes de zumbi).

Tudo que poderia ser dito sobre esse filme está na excelente resenha do saudoso Felipe Guerra que perdia horas escrevendo longos textos sobre “porcarias” como esta.

O que eu posso dizer é que talvez este filme seja mais divertido e movimentado que Bronx Warriors ainda que ache ele mais criativo (o “baterista aleatório” serviu de inspiração para Iñarritu em Birdman) e prefira o estilo do excesso a estética do lixo de Barbarians .

Bronx-Warriors-2
Que cena…

O problema aqui é que os vilões tem zero motivações e objetivos e os protagonistas menos ainda (matar todo mundo e sobreviver respectivamente) o que deixa tudo meio jogado e não empolga. Um filme obliquo. Às vezes eu saio desses filmes com uma espécie de vazio existencial. Há vida lá fora ou só nos resta ver filmes B italianos até envelhecer e morrer? O oposto acontece com Nemesis (1992) ou um Dead Heat (1988) em que penso “O que estou fazendo perdendo tempo vendo CGI shitfest nos cinemas enquanto existem ótimos filmes feitos com suor e culhões por aí aos montes?!?” Na verdade não são tantos assim.

barb

Mas a aleatoriedade garante um filme bacana mesmo com a falta de carisma do protagonista e diálogos bizarros. Fred Williamson explodindo bonecos com flechas de plástico nunca perde a graça.

A cena do iniciação/estupro masculino no filme realmente é um ponto alto. FCenas de mulheres sendo violentadas apareciam nos exploitations dos anos 70 e 80 as centenas e isso abre uma discussão, principalmente a cerca da fetichização e cultura do estupro, que vai longe. Então é “refrescante” e revelador ver o protagonista com o qual espectador se identifica (espectador que espera por vestidos serem rasgadas nesse tipo de filme) ser violentado. “Achei desnecessário” dizem alguns… Aí já viu…

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s